sexta-feira, 26 de julho de 2013

A Saideira!!!! por Mariana Sande


 Avaliação 01

GRUPO DIPLOMÁTICOS 

De acordo com o grupo:  "o fácil acesso a um notável conjunto de imagens em notícias de jornais, reportagens,  propagandas  institucionais  e  publicações  científicas  é  um  fato característico  nos  dias  atuais.  Embora  historicamente  associada  à  veracidade  de informações  (“ver  para  crer”),  a  credibilidade  em  registros  fotográficos  está  sendo rapidamente  corroída  pela  evolução  e  popularização  de  técnicas  de  manipulação utilizando recursos da tecnologia digital. Os danos causados a pessoas e instituições por imagens alteradas e as possíveis dúvidas sobre a integridade de autenticidade e veracidade de provas imagéticas em tribunais oportunizam a especialização de analise forense de fotos, que é a busca por indícios e evidências de fraudes em fotografias." O tema abordado pelos colegas é extremamente interessante. E o que mais me chamou atenção foi que as ideias apresentadas pelo grupo levou o público a questionar e colocar outros pontos de vistas. Ou seja, o grupo soube trabalhar com maestria esse espaço aberto para opiniões daqueles que estavam assistindo. Outro ponto interessante é que em uma dessas discussões foi "linkado" o tema deles com o abordado pelo nosso Grupo Arquivo Secreto, no caso da foto do Jornalista. Podendo colocar em outro contexto os conceitos de autenticidade e veracidade dos documentos e da informação apresentada pelo grupo. 

Alterações feitas por Stalim.


Avaliação 02


A oficina apresentada pela nossa colega Danielle Ventura  foi desenvolvida em torno da temática documentos digitais e como  objeto de estudo, ela nos apresentou o ambiente web do Sistema Eletrônico de Serviço de Informação ao Cidadão , e-SIC , no âmbito do Distrito Federal (www.e-sic.df.gov.br). Que concerteza, muitos não conheciam essa poderosa ferramente de acesso a informação. (bom eu pelo menos não conhecia). A Daniele nos mostrou como realizar o cadastro no sistema com a criação de senha e login, em seguida, apresentou a importância do acesso à informação, as inovações da lei distrital em comparação com a lei federal, o fluxo do documento, a capacidade que o documento tinha de ser utilizado como prova, a análise diplomática e tipológica , bem como as dificuldades em analisar um documento e os gargalos que ela encontrou no estudo e ainda a relevância social que essa lei tem para os processos de transparência, controle social e democracia. Em suma o tema e o ambiente web apresentados é incrível. Porém, pelo pouco tempo de apresentação muita coisa interessante não pode ser abordada com excelência o que ao meu ver prejudicou um pouco o trabalho da nossa colega. Mas, creio que oportunidades não faltarão para que possamos explorar melhor o trabalho desenvolvido. 

Danielle Ventura apresentando o ambiente Web do Sistema Eletrônico de Serviço de Informação ao Cidadão (e-SIC). Fonte: Los Archivistas


Nenhum comentário:

Postar um comentário