sexta-feira, 14 de junho de 2013

Atividade: Como fazer Análise Diplomática - Bellotto x Duranti





Em nossas aulas de Diplomática e Tipologia Documental (DTD) temos discutido a importância de aprender e entender como fazer uma boa análise diplomática, levando em consideração a sua tamanha relevância para o exercício da nossa futura profissão e para o nosso dia-a-dia. É essencial que saibamos quais os elementos e partes do documento devemos conhecer para fazer uma boa análise diplomática.

A autora brasileira Heloisa Bellotto defende que: O texto do discurso diplomático, na realidade, é a união entre partes distintas: o protocolo inicial, o texto propriamente dito e o protocolo final. Nessas três partes evidenciam-se as coordenadas (representadas pelas fórmulas diplomáticas obrigatórias, próprias da espécie documental determinada pelo ato jurídico e seu objetivo) e as variantes (teor pontual e circunstancial relativo às especificidades do ato aplicado a um fato, pessoa ou assunto). (BELLOTTO, p.17)

A abordagem da Bellotto é bem mais sucinta que a da autora espanhola Luciana Duranti que defende que para uma análise diplomática de um documento é necessário ter conhecimento dos seus elementos Internos e Externos, cujo os quais é bem mais abrangentes que as três partes propostas pela Bellotto.

Entretanto, ambas se complementam e oferecem subsídios suficientes para realizarmos uma boa análise diplomática.

Não nos prolongaremos mais devido ao fato de hoje ser sexta-feira e está foto nos define:


Em breve, voltaremos renovadas e postaremos mais detalhadamente a diferença do ponto de vista da Bellotto e Duranti. Enquanto isso, fiquem com esse gostinho de quero mais com esse diálogo da Mafalda e sua coleguinha (que não sabemos o nome)...Ele reflete bem o diálogo entre os textos discutidos!



E que venha o tão sonhado Final de Semana!!!!!! =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário